A INFÂNCIA NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTISTA: UM LEVANTAMENTO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA
Autores
Anatielle Gomes Nascimento
Dhalke Ciralli Sousa Silva
Geniana dos Santos
Resumo
O presente estudo evidencia o ramo da psicologia que estuda o desenvolvimento humano. Objetiva discutir os pressupostos para o desenvolvimento infantil a partir das contribuições da Psicologia. No que diz respeito à Infância, é pertinente dizer que, o conceito de infância é relativamente novo, pois surge como uma invenção da Modernidade. Quando pensamos em Infância, logo somos levados a pensar sobre a criança enquanto ser que sente, imagina, explora, cria e vive rodeada por elementos culturais que a constituem enquanto sujeito social. A partir dos pressupostos da modernidade, passou a ser importante defender, proteger e educar as crianças para que elas pudessem se tornar adultos produtivos, especialmente no âmbito do trabalho futuro. Este trabalho destaca que, comumente, tal temática tem sido discutida em associação com a aprendizagem formal em âmbito escolar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de perfil bibliográfico. Como perspectiva o estudo está sendo orientado pelas teorias desenvolvimentistas que procuram problematizar a relação aprendizagem e desenvolvimento. Como resultado, enfatizou-se a relevância em discutir a potencialidade de espaços não formais de aprendizagem, articulando tais sentidos à compreensão acerca da socialização primária dos vínculos afetivos na primeira infância e da atuação do psicólogo de maneira a contribuir para o desenvolvimento infantil