A LINGUAGEM NO CONTEXTO DA SURDEZ: UM ESTUDO A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA

Autores

  • Josiely Gonçalves Soares de Abreu

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do desenvolvimento da linguagem na presença da surdez a partir da Psicologia Sócio Histórica. Como objetivo, aborda a constituição da linguagem e os processos psicológicos que implicam na subjetivação do sujeito surdo, pois, cada indivíduo tem suas próprias características, que o diferencia dos outros e cada um tem suas maneiras de se relacionar com os outros. O presente artigo apresenta os estudos realizados por Lev Vygotsky, no campo do desenvolvimento cognitivo e aprendizagem do indivíduo. Este trabalho se justifica pela relevância do estudo para o meio acadêmico e social porque recai sobre pessoas com deficiência auditiva no Brasil, a significância do tema vem sendo tratada e incluída na produção acadêmica entre os psicólogos brasileiros ainda que de forma tímida. Enquanto aporte teórico e metodológico o estudo foi realizado mediante uma pesquisa bibliográfica, em que foram coletados artigos científicos de diversos autores que tratam direta ou indiretamente sobre o tema abordado, a leitura e análise da bibliografia para a construção da argumentação teórica foi desenvolvida a partir dos pressupostos da Psicologia Sócio Histórica. Como resultado espera-se contribuir para o processo de inclusão da pessoa surda, dando visibilidade para a mesma, especialmente no contexto da psicologia. Além disso, este estudo poderá viabilizar a ressignificação da linguagem no tocante ao sentidos e significados produzidos no contexto da língua de sinais. Considero que as estimulações, as referências, os modelos e os instrumentos da cultura direcionam a pessoa surda para seu desenvolvimento e aprendizado. Isso implica em que devemos investir para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e linguística do mesmo.

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Publicado

29-12-2018

Edição

Seção

TCC'S