AS REDES SOCIAIS E OS ADOLESCENTES: UM ESTUDO A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA SOCIAL
Autores
Gilberto Gregório Santos Almeida
Renata Piovan Cardozo Dias
Rafaela Jacobowsky
Gabriela Vieira Nascimento
Edinayra Araujo Santos
George Moraes de Luiz
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) discute a construção da identidade do adolescente à luz das redes sociais. A relevância desta temática é propor uma reflexão sobre o processo de autoexposição do adolescente frente às redes sociais e salientar a necessidade da criação de políticas públicas voltadas a evitar os riscos pelo mau uso da rede social. O referencial teórico-metodológico ancora-se nos pressupostos da Psicologia Social Crítica em articulação com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Trata-se de uma revisão de literatura de cunho qualitativo, realizada em 2017, por meio das seguintes bases de dados: google acadêmico e scielo. Para a discussão, utilizouse 21 artigos. O processo de sistematização dos dados ocorreu por meio da categorização dos assuntos, sendo os temais mais recorrentes: o cyberbullying, o consumo, o relacionamento interpessoal, o suicídio e a vulnerabilidade digital. Os resultados nos permitem compreender que o processo de socialização e da construção da identidade do adolescente ocorre nas relações entre sujeitos e entre sujeitos e o mundo digital. Nesse sentido, as redes sociais afetam a relação do ser humano, principalmente os adolescentes que estão em processo de formação da identidade. Frisase também que a maioria dos estudos tratam da violência registrada no meio digital, denominada de cyberbullying. Diante desta situação de risco torna-se necessária à aplicação do ECA, protegendo o adolescente da exposição excessiva e de conteúdo não apropriado para essa idade. Por fim, a partir deste trabalho foi possível identificar a necessidade de novos estudos que abordem essa temática a partir de um enfoque crítico-social, contrapondo as bases científicas reducionistas baseadas somente em diagnóstico psicológico.