CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A INCLUSÃO DA PESSOA SURDA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Hellen Karoline Trindade de Oliveira
  • Michelle Marinho Mares Rodrigues
  • Priscila Siqueira
  • Rosa Maria Lourenço Lopes

Resumo

Este artigo parte de uma revisão bibliográfica que visa entender como se dá o processo de inclusão social do surdo especificamente no ensino fundamental. Propomo-nos a discutir algumas contribuições do profissional de Psicologia como facilitador neste processo. Além disso, discorremos acerca de legislações existentes no que se refere ao amparo ao deficiente auditivo, dando também, destaque a algumas particularidades destes sujeitos que consideramos relevantes para essa discussão. Acreditamos na importância desta pesquisa, como referência para o profissional na área da psicologia, uma vez que não existem abundância de publicações sobre este tema. Através desta pesquisa podemos dizer que o papel do Psicólogo na prática escolar está ligado entre outros fatores no auxílio ao desenvolvimento de uma escola especial, uma escola inclusiva, aqui referindo-nos especificamente às práticas emergentes que vêm surgindo e possibilitando a esses profissionais uma análise mais ampla, que compreenda toda a instituição escolar. A partir deste trabalho, pudemos concluir que ainda existem muitas dificuldades na educação como um todo, não apenas no que diz respeito à inclusão que em boa medida é potencializado pela qualificação precária dos profissionais da área da educação. Mas contrariando a desesperança que essa situação poderia gerar, sentimo-nos instigados a continuamente buscar melhores soluções a cada problema encontrado.

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Publicado

29-12-2018

Edição

Seção

TCC'S