CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A INCLUSÃO DA PESSOA SURDA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
Hellen Karoline Trindade de Oliveira
Michelle Marinho Mares Rodrigues
Priscila Siqueira
Rosa Maria Lourenço Lopes
Resumo
Este artigo parte de uma revisão bibliográfica que visa entender como se dá o processo de inclusão social do surdo especificamente no ensino fundamental. Propomo-nos a discutir algumas contribuições do profissional de Psicologia como facilitador neste processo. Além disso, discorremos acerca de legislações existentes no que se refere ao amparo ao deficiente auditivo, dando também, destaque a algumas particularidades destes sujeitos que consideramos relevantes para essa discussão. Acreditamos na importância desta pesquisa, como referência para o profissional na área da psicologia, uma vez que não existem abundância de publicações sobre este tema. Através desta pesquisa podemos dizer que o papel do Psicólogo na prática escolar está ligado entre outros fatores no auxílio ao desenvolvimento de uma escola especial, uma escola inclusiva, aqui referindo-nos especificamente às práticas emergentes que vêm surgindo e possibilitando a esses profissionais uma análise mais ampla, que compreenda toda a instituição escolar. A partir deste trabalho, pudemos concluir que ainda existem muitas dificuldades na educação como um todo, não apenas no que diz respeito à inclusão que em boa medida é potencializado pela qualificação precária dos profissionais da área da educação. Mas contrariando a desesperança que essa situação poderia gerar, sentimo-nos instigados a continuamente buscar melhores soluções a cada problema encontrado.