EQUOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Autores

  • Diane Barros
  • Natália Fernandes
  • Evellyn Gomes
  • Giovana Lourenço
  • Jéssica Souza
  • George Moraes de Luiz

Resumo

Este artigo aborda a funcionalidade da equoterapia (terapia com cavalo) enquanto uma ferramenta alternativa para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência1 , como a Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como discute as possíveis contribuições da Psicologia nesse contexto. O trabalho ora apresentado, destaca a necessidade da implantação de políticas públicas que viabilizem esse método terapêutico para quem dele necessita, considerando que o mesmo pode ser um significativo instrumento para a inclusão de pessoas com deficiência. Como metodologia, foi adotada a pesquisa qualitativa bibliográfica e quantitativa associada à pesquisa documental referente às políticas de inclusão. Fora feita uma revisão sistemática de literatura no contexto da Psicologia, onde evidenciou-se a escassez de estudos sobre a equoterapia em articulação com a atuação do psicólogo. Como resultados, identificamos uma ampla discussão acerca do assunto em outras áreas, ou seja, apesar da Psicologia se mostrar relevante nesse contexto, ainda existem poucos materiais disponíveis acerca desta temática e do papel do profissional psicólogo nas políticas de inclusão. Destacamos a importância do trabalho interdisciplinar de acolhida e condução das práticas de inclusão, ressaltando ainda o papel do animal (cavalo) como instrumento de mediação no processo terapêutico, o que já vem sendo ressaltado em outros países.

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Publicado

29-12-2018

Edição

Seção

TCC'S