O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO NO CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO: UMA PERSPECTIVA PARA A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

Autores

  • Rayssa Araújo
  • Kássia Caldas
  • Valdilene Campos
  • Isabelle Correa
  • Larissa Costa
  • Thamires Miranda

Resumo

Este trabalho tem como tema o processo de ressocialização no contexto socioeducativo: uma perspectiva da atuação do psicólogo, e objetiva problematizar o processo de ressocialização no âmbito do sistema socioeducativo tendo em vista a atuação do psicólogo nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de perfil bibliográfico em que se busca compreender e lançar luz sobre o processo de ressocialização considerando a contribuição da Psicologia para o âmbito dos projetos de ressocialização. Faz-se relevante para que haja uma melhor compreensão da amplitude e complexidade do método de reinserção na sociedade do adolescente em conflito com a lei, que a Psicologia, bem como outras ciências consigam adentrar nesse espaço. Para a realização deste estudo foram utilizados dados bibliográficos e como resultados é possível destacar a escassez de dados referentes ao processo de ressocialização de meninas, além da ausência de trabalhos no âmbito de Mato Grosso. Além disso, pouco se fala das vivências nesse contexto, tanto no que tange aos ressocializandos quanto da equipe de trabalho. Três temas são comumente abordados nesse contexto discursivo: a implementação das políticas no sistema; a falha na implementação dessas políticas e, por fim, a menoridade penal tendo em conta a influência da mídia sobre esse aspecto. E como modo de ampliar a discussão sobre a temática, trazemos a questão, relatos de experiência de trabalhos desenvolvidos com os adolescentes em Liberdade Asssistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Uma vez que foram realizadas, Oficinas Psicossociais que se deram em três encontros, os quais insta ressaltar a partir do trabalho que se fez necessário o empenho com o compromisso da Política de Assistência Social, no que tange o acesso aos serviços de garantia de direitos, já que proporcionando o exercício da reflexão e a capacidade da responsabilização, viabilizará a consecução do objetivo a que se propõem as medidas socioeducativas em meio aberto. Neste sentido, foi possível compreender que os adolescentes são perpassados por diversas violações de direitos, estigmas e dificuldades sociais, econômicas e culturais. Logo, o serviço dentro de suas atribuições possibilitou um espaço de acolhimento, escuta, orientação e reflexão frente ao ato infracional praticado.

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Publicado

29-12-2018

Edição

Seção

TCC'S