CRIANÇAS COM ALTERAÇÕES NEUROLÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO: A CONSTRUÇÃO DE LAÇOS ENTRE PAIS, FILHOS E PROFISSIONAIS POR MEIO DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Resumo
RESUMO
Este artigo apresenta um relato de experiência do trabalho desenvolvido ao longo do estágio supervisionado básico em triagem, realizado no oitavo semestre do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, no ambulatório de Neurologia na Clínica de Fisioterapia da mesma Instituição. A realização do trabalho integrado com os estagiários do curso de Fisioterapia possibilitou trabalhar com pais, mães e bebês e as diversas alterações neurológicas, viabilizando a construção de uma prática que focaliza o ser humano em sua dimensão integral. A prática desenvolvida, visou a ressignificação das relações de pais, bebês e profissionais, oportunizando a construção de laços entre os sujeitos envolvidos em tal processo por meio da estimulação precoce de orientação psicanalítica. O trabalho realizado em campo está em consonância com o aumento do número de casos de crianças nascidas com alterações neurológicas no Brasil, especialmente a partir do ano de 2015, conforme Ministério da Saúde, e também, da relevância em cuidar das relações entre crianças, pais e profissionais para um melhor desenvolvimento da criança. Para a análise do trabalho realizado, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e da vivência do estágio supervisionado básico em triagem, realizado no oitavo semestre sob orientação da teoria psicanalítica. Fundamentam a pesquisa bibliográfica, entre outros, os seguintes autores: Almeida (1998), Barbosa (2012), Brum (2004), Brunhara (1999), Escobar (2012), Gueller (2011), Jerusalinsky (1988), Lemos (2011), Marcelli (1998), Neves (2010), Perin (2010), Queiroz (2006) Rabello (2010), Roudinesco (1998), Teperman (2005), Vendrusculo (2014) e Vorcaro (2010). O estágio realizado subsidiou a construção teórica e prática acerca do trabalho multidisciplinar, desta forma, os conhecimentos obtidos possibilitarão aos futuros profissionais bases para atuar em diversas áreas relacionadas infância.
Palavras-chave: Autonomia; Criança; Estimulação; Equipe Multidisciplinar; Psicanálise.