INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DO ESTAGIÁRIO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Sidney Gomes de Arruda
  • Renata Vilela Rodrigues

Resumo

RESUMO:

Este artigo é o produto de um relato de experiência de um estagiário no contexto escolar que propôs desenvolver oficinas psicossociais para promover a ressignificação dos alunos em relação à aprendizagem, fortalecer os vínculos escolares e repensar a sua atuação no contexto escolar. Mais especificamente, visava possibilitar transformações nesse espaço, que rompesse com a estigmatização, preconceitos e a manutenção da desigualdade sociais. Também a psicologia escolar visa problematizar a escola e as relações que estabelecem na comunidade, bem como os processos psicossociais presentes nessa relação. Para alcançar nosso objetivo utilizou-se uma base teórica que retrata a educação escolar, a psicologia escolar, as políticas públicas, as oficinas de dinâmicas de grupo na perspectiva psicossocial de Afonso e as ferramentas metodológicas de coletas de dados a partir das observações e conversa no cotidiano propostos por Batista, Bernardes e Megenon; e Cordona, Cordeiro e Brasilino. O trabalho demonstra uma relevância da presença do psicólogo no contexto escolar, uma vez que esse espaço é composto por sujeitos multifacetados e torna-se necessária a presença de uma equipe interdisciplinar, que propicie o desenvolvimento dos estudantes. Após a observação da demanda, foi realizado um planejamento flexível das intervenções que foram trabalhadas nos encontros. Nesses momentos ocorrem as discussões das temáticas, trocas de experiências, fortalecimento de vínculos e uma autopercepção do sujeito.


PALAVRAS-CHAVE: Relato de Experiência; Psicologia Escolar; Educação.

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Publicado

31-08-2021

Edição

Seção

TCC'S