Uma Análise Crítica Sobre as Medidas Socioeducativas

Autores

  • Láysa Leticia Ferreira Campos
  • Luziney Maria de Oliveira
  • Juliana Maria de Souza Padilha
  • Vivian Conceição Paula da Silva
  • Sidney Silva de Souza
  • Flávia Chamoun Palazzo

Resumo

RESUMO:

O objetivo do presente artigo é realizar uma análise crítica sobre as medidas socioeducativas, de privação de liberdade tendo como fundamentos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento (SINASE). Para tanto, primeiramente foi abordado o processo histórico na construção do ECA e SINASE, após discorremos sobre o SINASE, em seguida, coloca-se em evidência a perspectiva do adolescente e da família sobre as medidas socioeducativas na prática. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa bibliográfica pelas fontes TEDE, REDALYC, CNJ, SCIELO entre os anos 2009 a 2017, focalizando as produções que discorrem sobre as medidas socioeducativas, adolescentes em conflito com a lei, em que utilizamos à análise de conteúdo. Através desse estudo é possível afirmar que as práticas realizadas com adolescentes em conflito com a lei ainda estão muito distantes da preconizada pelo ECA e SINASE, além de não oferecerem um caráter pedagógico propõem uma ação punitiva e marcada por violações de direitos. Ainda marcamos o papel do psicólogo nesse espaço como agente de transformação social alicerçado pela ética e os direitos humanos.

Palavras-chave: Adolescente em Conflito com a Lei; Medidas Socioeducativas ECA; SINASE; Psicologia.

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Publicado

31-08-2021

Edição

Seção

TCC'S