RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: PADRÃO-OURO PARA DIAGNÓSTICO DA ESCLEROSE MÚLTIPLA
Resumo
A esclerose múltipla é uma doença inflamatória e desmielinizante do sistema nervoso central, sendo caracterizada pela localização de múltiplas placas de diversidade de apresentações clínicas, o que torna seu diagnóstico desafiante para a maioria dos neurologistas. Os critérios atualmente aceitos permitem o diagnóstico da esclerose múltipla na primeira manifestação clínica, ou seja, na forma monossintomática da doença conhecida como síndrome clínica isolada (CIS Clinically Isolated Syndrome). A realização desse trabalho teve como objetivo entender o diagnóstico por imagem. A Ressonância Magnética se tornou o padrãoouro para diagnosticar uma doença como a EM que era diagnosticada apenas por análise de líquor e critérios clínicos. Este é um estudo descritivo e transversal por meio de revisão literária na pesquisa de rede pública de internet como o Pubmed/ Medline, Sciello e teses de universidades para obtenção de toda informação necessária. Dentre os artigos selecionados e estudados, 90% deles acreditam que a RM é um dos principais meios de diagnóstico da EM, e 10% acreditam que são necessários outros exames.
Palavras chaves: Esclerose múltipla, Ressonância magnética, diagnóstico, imagens.