PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Maira Pacheco Maia
  • Leide Gonçalves de Campos Rodrigues
  • Larissa Silva Freire Spinelli
  • Maria Auxiliadora de Oliveira

Resumo

O artigo tem por objetivo demostrar os resultados de uma pesquisa acerca das percepções dos docentes sobre o ensino e aprendizagem de crianças no aspecto autista. Foi realizada uma revisão de literatura narrativa com pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, mediante aplicação de um questionário à educadores dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande do Estado de Mato Grosso com crianças no aspecto autista em seguida e posteriormente tabulação de dados. Os autores que fundamentaram a pesquisa são Ferreira (2020), Nunes; Silva; Carvalho; Anjos (2020), e Reis; Meireles (2021). O artigo está estruturado em três tópicos, sendo o primeiro intitulado O Transtorno do Espectro Autista (TEA): que aborda o surgimento do TEA; o segundo apresenta O Transtorno do Espectro Autista na Legislação e as práticas pedagógicas, onde é demonstrada a regulamentação legal do autismo e algumas práticas docentes e o terceiro tópico apresenta-se as Percepções Docentes sobre o Ensino e Aprendizagem de alunos com TEA. Após a tabulação de dados analisou-se conforme percepção dos docentes entrevistados, que é primordial que a família mantenha contato com a escola, pois, é necessário entender melhor sobre o aluno principalmente no acolhimento e integração deles à rotina escolar, observou-se também que 90% dos professores fazem planejamento educacional pedagógico para trabalhar com a inclusão de alunos com TEA. E por fim, em relação aos principais desafios observados na atuação em sala de aula com os alunos com TEA, os professores argumentaram sobre a falta de formação continuada na área do ensino e aprendizagem de crianças com TEA e o déficit de conhecimento para poder trabalhar com esses alunos. Para futuras pesquisas, sugere-se um maior aprofundamento nos dados, com abrangência em outras regiões demográficas, inclusive a nível nacional. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Percepções docentes; Ensino Fundamental.

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Publicado

2023-05-26

Edição

Seção

Artigos