CONCILIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MEIO ELETRÔNICO NA JUSTIÇA DO TRABALHO
Resumo
Trata-se de trabalho de conclusão de curso que trata sobre o instituto da conciliação na Justiça do Trabalho, pautando-se na finalidade e eficácia de sua aplicação, bem como, na adesão de novos métodos para fins de solução de conflitos. Evidencia-se, portanto, a importância da conciliação na Justiça do Trabalho, a começar por breve histórico até a fase de sua homologação, com ênfase na adoção da conciliação via meios eletrônicos (WhatsApp), à luz da celeridade e economia processual. Verifica-se que a adoção do meio eletrônico, provém do acumulo de processos na Justiça do Trabalho, que apesar de sua característica célere necessita ainda de muito empenho por parte do órgão competentes e seus serventuários para minguar o número de processos em andamento. A celeridade processual, está presente em todos os ramos do direito brasileiro, primando pela aplicação do Princípio da Razoável Duração do Processo.
Palavras-chave: Justiça do Trabalho; Conciliação; Homologação, Meio eletrônico; WhatsApp.